GUILHERME CASTAGNA

PRÓXIMOS EVENTOS

Sou paulistano, italo-maranhense, como costumo brincar. Filho por um lado de descendente de italianos, moradores por várias gerações do bairro da Moóca, e de uma migrante maranhense, cresci em meio a macarronadas de domingo, e de loooongas viagens de carro com a família de São Paulo ao Maranhão. Me intrigava com as estórias de meu pai, que costumava ouvir sempre que chegávamos destas viagens à Marginal Tietê, em que ele me contava como havia aprendido a nadar ali, quando o rio era o espaço de lazer do clube Corinthians. Era difícil conceber essa possibilidade, mesmo em imaginação, dele nadando e de meu avô remando, e dos dois retornando para casa com peixes para minha avó cozinhar no domingo. Via aquele canal fétido, largo e feio, tentando conceber a possibilidade de um dia nadar ali, quem sabe. Deveria haver um jeito do homem conviver com seus rios, mesmo em grandes cidades.

No meio tempo descobri a paixão por estar na água, da natação, e do mergulho no mar, em uma dessas viagens com a família. Mais tarde, acabado o curso de Engenharia Civil, e ainda buscando um sentido em minha formação acadêmica, fui cursar um Mestrado em Sydney, Austrália, onde voltei a vislumbrar a idéia de que rios e pessoas e cidades poderiam (e podem) viver plenos, íntegros, saudáveis e felizes.

Voltas que o mundo dá, em meu retorno ao Brasil, com ânsia de fazer algo de realmente positivo nesta terra, fui buscar a Permacultura, que abriu definitivamente meus olhos para a possibilidade de viver e promover uma vida realmente plena, com menos falatório e mais mão na massa. Aprendi a mágica maravilhosa do cultivo de alimentos, da compostagem, da construção com materiais naturais, da captação da água de chuva, e senti novamente o chamado pela Água. Arrebatador e profundo encontro, desde então me dedico a integrar minha formação acadêmica à visão mais ampla da permacultura, para fortalecer e promover aquela mesma idéia que tinha quando moleque, de que rios e pessoas e cidades podem ser felizes, juntos! De projetos a consultorias, palestras, cursos e publicações, a Fluxus Design Ecológico é onde canalizo essa paixão em projetos reais mundo afora, e no espaço Almagestum, onde pouco a pouco, vamos transformando tudo em um divertida escola, das infinitas possibilidades de interação entre o homem, a Água, e o Tudo que (n)os une.

Sejam bem-vindos!

 

Contato: guilherme@fluxus.eco.br

 

Espaço ALMAGESTUM Pedra Bela
Km. 7, Rod. José Bueno de Miranda - Sítio Boas Novas - Pedra Bela / SP

(11) 98316 2654  /  98316 2647

  • Facebook Social Icon

Site desenvolvido por Nicolás Monasterio