top of page

CURSO: Esgoto como fonte de recursos - sistemas de pequena escala - 29 e 30 de Abril de 2017

Tema: Esgoto como fonte de recurso – sistemas de pequena escala

Objetivo: Apresentar os fundamentos, abordagens técnicas e detalhes para desenvolvimento de projetos de recuperação de recursos (energia, nutrientes, e água limpa) a partir do manejo de esgoto doméstico em sistemas de pequena escala. Compreender sua função dentro da abordagem do manejo integrado de água / Permacultura.

Programa:

  • Introdução;

  • Atividades de sensibilização baseadas na fenomenologia de Goethe

  • Fundamentos da Permacultura aplicados ao Manejo Integrado de Água;

  • Conceitos fundamentais:

  • Uso ancestral de esterco humano como adubo (Humanure);

  • Produção de águas servidas vs. produção de matéria orgânica

  • Degradação de matéria orgânica em água, um olhar sobre os processos físico-químicos e biológicos - Renato Fenerich

  • Algas e ecologia aquática - Luiz Felipe Pacheco

  • Compostagem e vermicompostagem

  • Revisão de técnicas

  • Fossa séptica e filtro anaeróbico

  • Biodigestores

  • Zonas de raízes (wetlands construídos de fluxo horizontal, vertical, híbridos e flutuantes)

  • Sistema francês

  • Vermifiltro

  • Vala de infiltração

  • Banheiro seco

  • Irrigação de frutíferas e círculo de bananeiras

  • Práticas (implantação de um sistema em residência próxima ao local do curso, em Pedra Bela/SP):

  • Vermifiltro

  • Irrigação passiva de frutíferas com água cinza

  • Outros (a confirmar)

Facilitador:

Guilherme Castagna, Engenheiro Civil (Escola de Engenharia Mauá – 1998) e Permacultor (IPEC – 2003), sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil aos princípios de design ecológico na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água. Premiado por seus projetos no Brasil e no exterior, é também ativista, co-idealizador do Movimento Cisterna Já, co-fundador e conselheiro da ONG Humanaterra, facilitador de cursos para técnicos e leigos para empoderamento no cuidado com a Água. Membro do OIA (O Instituto Ambiental - ONG pioneira no Brasil na abordagem dos Biossistemas Integrados) desde 2008.

Convidados:

Renato Fenerich, Engenheiro Ambiental (Faculdades Oswaldo Cruz - 2014), Permacultor (IPEMA - 2013), Especialista em Engenharia de Saneamento Ambiental (Mackenzie - 2016), Mestrando em Hidráulica e Saneamento (POLI/USP). Associado à Fluxus Design Ecológico (desde 2016), atua em projetos relacionados à temática da água, através de sistemas biológicos de tratamento e reúso de águas servidas, aproveitamento de água da chuva, programas de conservação da água (gestão de demanda e oferta), etc.

Luiz Felipe Pacheco é mestre em engenharia de aquicultura, com formação em biologia e dinâmica de ecossistemas marinhos. É fundador da empresa Horizonte Fértil, que tem o foco de recuperar nutrientes em resíduos sólidos, para uma agricultura mais sustentável. Atualmente trabalha como consultor na Algae Biotecnologia, fazendo pesquisas para a mitigação de impactos ambientais de efluentes líquidos e gasosos através de cultivo de microalgas. Trabalha com projetos e gerencia uma planta-piloto que serve como modelo de estudos para a biofixação de CO2 para um cliente industrial. Seu foco pessoal de trabalho está voltado ao desenvolvimento de cultivos de microalgas em Reatores de Substratos Porosos (PSR), com o foco de otimizar os recursos hídricos e energéticos aplicados no sistema e obter melhores rendimentos.

Público:

Geral, não necessita formação técnica. Recomenda-se domínio das 4 operações e capacidade de interpretação de gráficos, tabelas e ábacos.

Atenção: Apenas 20 vagas!

Duração:

14 horas, ministrados em dois dias

Material:

Os participantes receberão a apresentação, bibliografia e vídeos recomendados com antecedência para estudo prévio. As apresentações feitas durante o curso serão impressas e entregues a todos os participantes no formato de 3 slides por página, para acompanhamento e anotações. Após o curso todos os alunos receberão um link para acessar conteúdos técnicos relevantes. Será concedido um certificado de participação no curso.

Data:

Sábado – 29/Abr/2017: 9 às 18hs

Domingo – 30/Abr/2017: 9 às 16hs

Local:

Espaço Almagestum

Sítio Boas Novas, Rod. José Bueno de Miranda Km 7, Pedra Bela/SP, CEP12990-000

Tel. (11) 3042-8138

Acomodação:

10 vagas em camas no local

10 vagas restantes em camping (traga a sua barraca)

Acomodação em pousadas da região - à parte

Sobre o local do curso:

Almagestum é um espaço de cura e educação inserido dentro do Sítio Boas Novas, onde Guilherme e sua família vivem desde 2013. Guilherme vem implantando pouco-a-pouco um plano de restauração e integração ecológica a partir de um design permacultural do espaço. Alguns elementos já implantados e operando são um biossistema integrado (biodigestor, wetlands aerados e tanques de ecologia aquática), irrigação de frutíferas com água cinza, e um sistema de manejo integrado de água de chuva com jardim de chuva, cisterna, e um lago (construídos segundo os princípios de circulação natural promovidos por Viktor Schauberger).

Custo:

Valor solidário: R$340 – Moradores de Pedra Bela (sem acomodação), produtores rurais, professores da rede pública de ensino, e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos - à vista ou parcelado em até 2x (uma na inscrição, 2ª em 30 dias)

Valor integral: R$560, à vista ou parcelados em até 3x – desconto de 10% para pagamentos à vista, estudantes, e moradores de cidades na bioregião Bragantina ou acomodação em camping (descontos não cumulativos)

Vagas sociais: A cada 9 inscritos oferecemos uma vaga gratuita para pessoas em condições especiais. Se você é um líder comunitário, empreendedor social, extensionista ou ativista e está disposto a compartilhar o conteúdo deste curso com seu grupo, e não possui condições de custear este curso, inscreva-se em http://bit.ly/vagasocial-almagestum

Inscrições:

Atenção:

A inscrição só é garantida mediante o preenchimento do formulário e o envio do comprovante de pagamento para o email cursos@fluxus.eco.br

Poítica de cancelamento:

Na eventualidade de cancelamento de sua participação oferecemos a possibilidade de retornos variáveis de acordo com a antecedência do aviso.

Cancelamento até 10 dias úteis antes da realização do curso: estorno de 100% do valor

Cancelamento entre 9 e 5 dias úteis antes da realização do curso: estorno de 50% do valor

Cancelamento a menos de 5 dias úteis da realização do evento: manutenção do valor integral para outra atividade no espaço Almagestum (sem estorno)

Outras informações:

Com Guilherme Castagna, em:

cursos@fluxus.eco.br,

fone VOIP: (11) 3042-8138,

celular: (11) 98316-2647 (TIM)

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page