Curso Teórico-Prático: Esgoto como fonte de recursos - sistemas de pequena escala - 01 e 02 de Outub
Tema: Esgoto como fonte de recurso – sistemas de pequena escala
Objetivo: Apresentar os fundamentos, abordagens técnicas e detalhes para desenvolvimento de projetos de recuperação de recursos (energia, nutrientes, e água limpa) a partir do manejo de esgoto doméstico em sistemas de pequena escala. Compreender sua função dentro da abordagem do manejo integrado de água / Permacultura.
Programa:
Introdução;
Atividades de sensibilização baseadas na fenomenologia de Goethe
Fundamentos da Permacultura aplicados ao Manejo Integrado de Água;
Conceitos fundamentais:
Uso ancestral de esterco humano como adubo (Humanure);
Produção de águas servidas vs. produção de matéria orgânica
Degradação de matéria orgânica em água, um olhar sobre os processos físico-químicos e biológicos - Renato Fenerich
Algas e ecologia aquática
Aquaponia em Biossistemas Integrados - Cláudio Alfaro
Compostagem e vermicompostagem
Revisão de técnicas
Fossa séptica e filtro anaeróbico
Biodigestores
Zonas de raízes (wetlands construídos de fluxo horizontal, vertical, híbridos e flutuantes)
Sistema francês
Vermifiltro
Vala de infiltração
Banheiro seco
Irrigação de frutíferas e círculo de bananeiras
Práticas:
Vermifiltro (implantação de um sistema no Sítio Sempre Vivo, em Pedra Bela/SP)
Irrigação passiva de frutíferas com água cinza
Irrigação passiva de plantas com água de chuveiro em ambiente externo
Montagem dos tanques de ecologia aquática (tanques de algas, de macrófitas flutuantes e peixes, zona de raízes)
Facilitador:
Guilherme Castagna, Engenheiro Civil (Escola de Engenharia Mauá – 1998) e Permacultor (IPEC – 2003), sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil aos princípios de design ecológico na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água. Premiado por seus projetos no Brasil e no exterior, é também ativista, co-idealizador do Movimento Cisterna Já, co-fundador e conselheiro da ONG Humanaterra, facilitador de cursos para técnicos e leigos para empoderamento no cuidado com a Água. Membro do OIA (O Instituto Ambiental - ONG pioneira no Brasil na abordagem dos Biossistemas Integrados) desde 2008.
Convidados:
Renato Fenerich, Engenheiro Ambiental (Faculdades Oswaldo Cruz - 2014), Permacultor (IPEMA - 2013), Especialista em Engenharia de Saneamento Ambiental (Mackenzie - 2016), Mestrando em Hidráulica e Saneamento (POLI/USP). Associado à Fluxus Design Ecológico (desde 2016), atua principalmente em projetos relacionados à temática da água, através de sistemas biológicos de tratamento e reúso de águas servidas, aproveitamento de água da chuva, programas de conservação da água (gestão de demanda e oferta), etc.
Cláudio Alfaro, é Permacultor e administrador de empresas, aluno do MBA em Agronegocios da Esalq. Morou em diversos Institutos de Permacultura e hoje atua como diretor de projetos da Aquapônica, tendo facilitado mais de 20 cursos no Brasil além de desenvolver sistemas de aquaponia domésticos e comerciais. Foi aluno do curso Aquaponics Farming da Green Acres Aquaponics na Florida - EUA.
Público:
Geral, não necessita formação técnica. Recomenda-se domínio das 4 operações e capacidade de interpretação de gráficos, tabelas e ábacos.
Atenção: Apenas 20 vagas!
Duração:
14 horas, ministrados em dois dias
Material:
Os participantes receberão a apresentação, bibliografia e vídeos recomendados com antecedência para estudo prévio. As apresentações feitas durante o curso serão impressas e entregues a todos os participantes no formato de 3 slides por página, para acompanhamento e anotações. Após o curso todos os alunos receberão um link para acessar conteúdos técnicos relevantes. Será concedido um certificado de participação no curso.
Data:
Sábado – 01/Out/2016: 9 às 18hs
Domingo – 02/Out/2016: 9 às 16hs
Local:
Espaço Almagestum
Sítio Boas Novas, Rod. José Bueno de Miranda Km 7, Pedra Bela/SP, CEP12990-000
Tel. (11) 3042-8138
Acomodação:
10 vagas em camas no local
10 vagas restantes em camping (traga a sua barraca)
Acomodação em pousadas da região - à parte
Sobre o local do curso:
Almagestum é um espaço de cura e educação inserido dentro do Sítio Boas Novas, onde Guilherme e sua família vivem desde 2013. Guilherme vem implantando pouco-a-pouco um plano de restauração e integração ecológica a partir de um design permacultural do espaço. Alguns elementos já implantados e operando são biodigestor, irrigação de frutíferas com água cinza e jardim de chuva.
Custo:
Valor solidário: R$300 – Moradores de Pedra Bela (sem acomodação), produtores rurais, e professores da rede pública de ensino, à vista ou parcelado em até 2x (uma na inscrição, 2ª em 30 dias)
Valor integral: R$520, parcelados em até 3x – desconto de 10% para pagamentos à vista, estudantes, e moradores de cidades na bioregião Bragantina ou acomodação em camping (descontos não cumulativos)
Inscrições:
VAGAS ENCERRADAS